• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Contato
  • Conversa Kids #5: Frida, Jonah Winter e Ana Juan

    Olá amigos leitores, tudo bem com vocês? Aqui tudo bem, depois de uma greve de ônibus que deixou todos em Salvador ilhados, cá estamos nós vivos, sãs e salvos. Hoje eu trago uma delícia de livro, mais uma vez da Cosac Naify, editora que dispensa comentários. A história desse livro e de como ele veio parar em minhas mãos tem a ver com a minha profissão de professora. Leciono para alunos das séries iniciais, 1º ano do Ensino Fundamental. As crianças tem em média de 6 a 8 anos e são muito espertas, observadoras e curiosas. Um belo dia algumas delas estavam ao meu redor na hora do intervalo e viram o papel de parede do meu celular. Era esta imagem: 


    Sou apaixonada pela Frida Kahlo, acho as suas pinturas incríveis e as minhas preferidas são os seus autorretratos. Quando os alunos viram a imagem, me encheram de perguntas:
    - Pró, quem é essa moça? É sua filha?
    - Poxa, ela é feia, viu?
    - Ela tem bigode é? E por que a sobrancelha dela é assim?
     Ficaram muito curiosos com a figura de Frida e eu tentando imaginar um modo de apresentar uma figura tão complexa e emblemática para alunos de apenas 6 anos. Foi então que comecei a buscar algum livro infantil que falasse um pouca de Frida e encontrei este encanto que é o livro do Jonah Winter. 

    O livro conta de forma simples e direta, numa linguagem acessível para as crianças,  a história da vida de Frida com seus acontecimentos mais importantes. Destaque para a sua infância, seu encontro com a pintura e como a mesma salvou a sua vida. A inspiradora história de superação de Frida é ricamente ilustrada por Ana Juan, que povoa o livros com imagens inspiradas não apenas na obra de Frida, mas também na cultura mexicana. Esta foi uma grande inspiração para a ilustradora.  Ana Juan povoou o livro com figuras desse imaginário, dando à obra um traço onírico que lembra as telas de Frida.




    O livro é uma riqueza, não só pelas ilustrações, mas pela história povoada de beleza e delicadeza. O colorido das páginas nos remete ao mundo de Frida e a história é um interessante primeiro passo para que as crianças possam conhecer e desfrutar um pouco de sua história e de sua obra. O livro ganhou o prêmio da FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - no ano de 2005 na categoria altamente recomendável -  tradução ou adaptação para crianças. 


    Saiba um pouco mais sobre os autores: 

    Jonah Winter



    Jonah Winter nasceu no ano de 1962, em Fort Worth, Texas. Em vez de ir para o rodeio ou jogar futebol, Jonas passou a maior parte de sua infância pintando quadros, tocando instrumentos musicais  e escrevendo poemas. Agora, como um adulto, Jonas ganha a vida fazendo as mesmas coisas que fazia quando criança e escrevendo  livros infantis. Os livros que escreveu  são todos  biografias sobre as suas pessoas favoritas: artistas, músicos e jogadores de beisebol. 


    Ana Juan

    Bacharel em Belas Artes pela Universidade Politécnica de Valencia, em 1982, começou a trabalhar no ano seguinte com as revistas La Luna e Madriz , prevendo-lhes as suas únicas histórias até à data,  tudo  preto e branco e com tons expressionistas. Em 1988,  realizou a sua primeira exposição individual na galeria Notuno , em Genebra. Em 1994,  passou três meses no Japão, onde recebeu uma bolsa de estudos do Publisher Kodansha. Desde 2002, com a publicação de  Frida,  tem se concentrado em ilustrações de livros infantis,  incluindo também alguns escritos por ela, como:  Comenoches (2004) e A Revolução Pet Shop (2010). Em 2010 o Ministério da Cultura concedeu-lhe o Prêmio Nacional de Ilustração. 


    Confira também um vídeo que foi baseado em algumas das ilustrações de Ana Juan presentes no livro Frida. 



     Espero que tenham gostado. Um beijo a todos e Boas Leituras! 

    0 comentários :

    Postar um comentário

    Sua opinião para mim é muito importante! Deixe o seu comentário!