• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Contato
  • Conversa Kids #3 : O mundo começa na cabeça, Prisca Agustoni

    Olá amigos leitores? Tudo bem? Como estão de feriado? Espero que bem. Cá estou eu mais uma vez e depois de tanto tempo para falar de Literatura Infantil. Para quem acompanha o blog desde o início, essa coluna surgiu logo nos primórdios do blog e não sei porque eu não levei adiante. É  uma coluna onde irei falar sobre livros de Literatura Infantil e infanto-juvenil. Sem maiores pretensões acadêmicas, a Literatura Infantil sempre foi colocada em um lugar menor (e às vezes acredito que ainda o é), mas sabemos que é uma Literatura encantadora e que vai além de um público formado apenas por  crianças, é um tipo de leitura que faz bem a todos e que transcende idades ou gerações. 

    Não sei se sabem, mas sou professora e em meu cotidiano leio histórias para os meus alunos (faixa etária de seis a nove anos) e por vezes emociono-me ou me encanto com a beleza dessas histórias e de suas belíssimas ilustrações. Sou realmente apaixonada por Literatura Infantil e quero saber mais dela e compartilhar aqui as minhas impressões com vocês. Mas vamos ao livro de hoje:

    O mundo começa na cabeça é uma deliciosa história de Prisca Agustoni, da Editora Paulinas. Conta-nos a história de Minosse, uma garotinha africana que é cercada pelas tias e irmãs e muitas outras crianças. Em muitos países africanos, trançar os cabelos ou fazer penteados é uma arte milenar, ensinada de geração em geração. Cada região do continente tem seu estilo e os penteados, geralmente, indicam o status, idade ou etnia do indivíduo. Numa família grande, Minosse conhece a tradição através do contato com as mulheres da família, que passam de geração à geração as delicadezas e sutilezas de sua  identidade através da tradição familiar de cuidar do cabelo. Os adereços, os penteados, o ritual de trançar, de enfeitar, de arrumar....tudo isso tem origens ancestrais e relações om toda a natureza e o universo que as cerca. 

    Sem fazer apelos diretos e nem se ater aos códigos sociais,  imbuída de uma linguagem extremamente poética, Prisca nos mostra o prazer e a ancestralidade que estão revelados nos cuidar dos cabelos encaracolados, nos seus adereços e na sua história. É um livro lindo, cheio de delicadeza e que traz uma mensagem extremamente positiva sobre identidade e beleza. 

    "Para elas o cabelo feminino é como a raiz da árvore, o lugar onde tudo começa. Quanto mais encaracolado o cabelo, mais próximo ás histórias que os antigos contavam sobre cabelos que hospedavam os pássaros ao final de suas longas migrações. Por isso, o cabelo encaracolado é enfeitado com adereços que o enchem de fantasia, imitando formas de animais, desenhos de nuvens, origamis coloridos." 

    " 'Nunca imaginei que o cabelo pudesse contar tanto sobre quem somos! De agora em diante lerei meu rosto como quem abre um dicionário cheio de palavras novas!' Minosse, então, percebeu como era interessante partilhara tradição de sua família com outras amigas. Assim, elas também aprenderiam a falar e a valorizar os conhecimentos deixados pelos seus antepassados."

    As ilustrações agregam mais beleza e poesia ao contexto do livro. Tati Móes, responsável pela ilustração do livro, traz com suas formas sinuosas e cores vivas a beleza do mundo de Minosse e a delicadeza de seus penteados e adereços. É um livro lindo, que vale muito a pena! 



    "O cabelo é como o nosso coração: ele traz muitas mensagens, que não podemos recusar-nos a ouvir."

    Quero agora saber a opinião de vocês. Gostam de Literatura Infantil? Que livro marcou vocês? Conhecem algum livro que seja "de criança para adulto ler"? Deixem suas opiniões nos comentários! Beijos a todos e Boas Leituras! 

    10 comentários :

    1. Achei super interessante essa sua postagem!

      Adorei o blog

      Beijos
      http://paginaseamores.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Ilmaralina, que dica excelente! Sou fã de literatura infantil e este livro parece sensacional... Além da história as ilustrações estão lindas! Ótimo para presentear nossos pequenos.

      Abraços, Isabela.
      www.universodosleitores.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Com certeza você irá adorar, Isabela! Os meus alunos adoraram mesmo. Beijos! ;)

        Excluir
    3. Uau, que resenha fantástica. Adorei a dica de leitura e você também escreve muito bem. Fico muito feliz quando vejo livros infantis de qualidade circulando por aí. Beijos, Mi

      www.recantodami.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ah, que bom que você gostou, Mi! Você também escreve muito bem, rs. Obrigada por visitar um blog! Um beijo! ;)

        Excluir
    4. Que legal o post!! Adoro literatura infantil, acredito que deva ser uma das mais difíceis de ser escrita (bem escrita né), nossa li tantas coisas na infância que com certeza me marcaram, mas lembro muito dos livros de Ruth Rocha, por incrível que pareça nunca li (nem na infância nem adulta) Monteiro Lobato, é difícil de acreditar mas, nunca li uma linha!
      abraços
      Melissa

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada, Melissa! Eu tbm li muitas coisas que me marcaram e li muito Monteiro Lobato: a coleção todinha do Sítio, um primor! Bjs

        Excluir
    5. Muito legal o post :D Não curto muito literatura infantil (não sei o porquê), mas adorei sua resenha *--*

      Beijo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom que gostou, Amanda! Literatura Infantil é muito legal, deveria experimentar. Um bjão! ;)

        Excluir

    Sua opinião para mim é muito importante! Deixe o seu comentário!