• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Contato
  • Os Adoráveis, Sarra Manning

    MANNING, Sarra. Os Adoráveis. trad. Ronaldo Luís da Silva. Ribeirão Preto: Novo Conceito Editora, 2013. 



    O livro de Sarra Manning é uma história de amor improvável, cheia de leveza,  diálogos afinados e personagens encantadores. Um livro que adorei ler e que revela por trás dessa história uma bela metáfora sobre autoaceitação e diferença, coisa bem pertinente a se pensar nos dias de hoje. Mas vamos à história:

    Jeane Smith é uma garota de 17 anos bem peculiar. Blogueira, se alimenta com as balas Haribo e detesta vegetais.  Bastante estilosa, com cabelos coloridos e roupas que compra em brechós,  Jeane criou um próprio estilo de vida, a dorkidade, e tem milhares de seguidores no twitter. Por suas diferenças, que lhe tornam tão especial , ela já ganhou prêmios, sendo convidada constantemente para escrever colunas em jornais e revistas e dar palestras sobre as especifidades da chamada "Geração Y". 

    Fora dos limites do virtual, em sua escola  Jeane não é tão popular assim, pelo contrário. Tida como excêntrica, esquisita e antissocial, ela segue isolada de todos e um dos seus únicos companheiros é Barney, seu namorado. Tudo isso até ela ser interpelada por Michael Lee, o seu "oposto social": bom garoto, educado, certinho, bom filho, um modelo do politicamente correto. Michael Lee é namorado de Scarlett, uma patricinha com ataques de autopiedade e choro, mais insuportável do que um chá de boldo frio. 

    Michael Lee conta a Jeane da possível traição de seus queridos. Scarlett e Barney estariam gostando um do outro e eles estariam sendo "os últimos a saber". A relação de Jeane e Barney estava por um fio e depois da raiva inicial,  ambos terminam seus relacionamentos e seguem as suas vidas. Mas este primeiro contato com Jeane traz uma interrogação ao coração de Michael e faz com que os dois, por mais diferentes que sejam, possam compartilhar as suas excentricidades e  sentirem interesse em conhecer mais um do outro, conhecendo também um pouco mais de si mesmos. 


    A história de Michael e Jeane é cativante e a narrativa de Sarra nos faz sentir o gosto da adolescência novamente. Num mundo de tribos e grupos tão diferentes e díspares, a escritora traz com maestria a discussão sobre a aceitação do outro a partir da aceitação de nós mesmos. A necessidade de enquadrar-se, de seguir um padrão, seja de beleza ou de comportamento é forte no mundo de hoje e as redes sociais são como uma válvula de escape, uma possibilidade de ser você mesma, de botar a boca no mundo. Mas e ao vivo, como fica? Vemos que Jeane, apesar de ter milhares de "amigos" em sua redes sociais, termina sozinha numa noite de Natal. Por mais forte e determinada que pareça ser, Jeane é uma adolescente como outra qualquer e as suas necessidades ficam claras a partir do momento em que conhecemos a sua história de vida. Em contraponto, Michael com seu modelo aceito e enquadrado socialmente também é alguém ávido por liberdade e por quebrar os padrões de vez em quando. E nesse antagônico encontro é que nasce uma relação de amor e amizade que nos encanta. 

    Sarra apresenta a narrativa ora pela lente de Michael, ora pela lente de Jeane, alternando assim, de capítulo a capítulo, as visões de ambos sobre o mesmo acontecimento. É uma narrativa leve e fluida, como toda boa história juvenil. Contudo, apesar disso, evoca atrelada á sua leveza a necessidade de se pensar sobre quem somos de verdade e quem desejamos ser. Porque os verdadeiros fortes são aqueles que não tem medo de ser quem são. 

    A primazia na escrita de Sarra pode ser explicada pela sua grande experiência em escrever para adolescentes. Ela trabalhou como editora de entretenimento  por cinco anos na já extinta revista adolescente J-17 e contribuiu para a ELLE , Seventeen , The Guardian e é colaboradora da  ELLE UK. Também escreve  regularmente para as publicações Grazia , Vermelho e Stella , bem como consultoria para diversas editoras de revistas britânicas. 

    3 comentários :

    1. "Narrativa leve e fluida". Parece ser bem o que eu gosto, parabéns pela resenha! Fiquei com vontade de ler rs.

      Meu blog: http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Eu adorei este livro, que me divertiu na medida certa. Os protagonistas me conquistaram logo de cara.
      Bjs, Rose.

      ResponderExcluir
    3. Amei a resenha.
      Fiquei com muita vontade de ler o livro.
      É bem atual.
      Acho que se formos pensar muitas adolescentes vivem como a Jeane.
      Já entrou pra lista de desejados.

      http://lisos-somos.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir

    Sua opinião para mim é muito importante! Deixe o seu comentário!