Conversa de HQ #4: Ima sempre em frente, Eric Peleias
Marcadores:
conversa de HQ
Olá amigos leitores! Tudo bem com vocês? Espero que estejam bem e animados, pois hoje é feriado e podemos aproveitar bastante para colocar as leituras em dia. Então, a conversa de HQ de hoje traz um autor novo, que até eu não conhecia, mas que me encantou com a forma delicada e simples de contar uma história. Estou falando do Eric Peleias e de sua linda Ima sempre em frente.
Sou apaixonada por histórias baseadas em fatos reais, histórias de gente que viveu e sentiu coisas que não poderíamos sequer imaginar que fossem verossímeis. Assim é com toda a realidade da Guerra e do Nazismo. Por mais que tentemos fechar os olhos e pensar que é ficção, sabemos que foi verdade e isso é tocante. Isso é um alerta também, para que venham a acontecer novamente nunca mais. E foi por isso que a história de Eric me cativou. Não apenas por falar de um assunto tão delicado e tocante, mas também pela forma e simplicidade como foi tecida essa história. A delicadeza de seu traço e a simplicidade dos seus desenhos tem tudo a ver com a história que se propõe a contar.
Ima sempre em frente nos traz a história de Julia, uma garota que vive uma vida comum com seus pais e seu irmão Albert. Ela mora em Viena e tem uma vida como toda adolescente de 17 anos. Faz aulas de Francês e de natação. A tranquilidade do cotidiano de Julia é mudada quando em 1938, as tropas oficiais alemães invadem a Áustria e a mesma é anexada como território alemão. A história é conhecida por todos nós. Uma história de perseguição, morte e crueldade. Julia e sua família passam a negar a sua fé, andar escondidos e viver sob a eterna tensão e ameaça de serem mortos. Albert, o irmão de Julia, foge inicialmente através da Suíça e Julia foge em seguida, deixando muita tristeza e carregando consigo a solidão e a falta dos pais.
A partir daí acompanhamos a vida de Julia e a inúmeras dificuldades que passa para fugir das sombras do nazismo. A saudade da sua terra, dos seus pais e a necessidade de esconder até mesmo a sua língua, seus costumes e tradições. Diante de tantas dificuldades e obstáculos, Julia não esquecia as palavras que ouvira sempre de seu pai: "Sempre em frente, siga sempre em frente." E foi essa coragem e força que fez com que ela fosse uma sobrevivente e estivesse aqui para contar a sua história. Ima sempre em frente é a história real de Julia Joffe. Ela mora hoje no Brasil, em São Paulo. Tem 93 anos. Seis netos e oito bisnetos. E é um grande motivo de orgulho para todos eles. E para nós também.
Sobre o autor:
Nascido em 1981 na cidade de São Paulo, Eric Peleias serviu ao exército e atuou como advogado durante anos. Formado pela Escola Pan Americana de Artes e Design e pelo Istituto Europeo di Design , criou e desenvolveu trabalhos para empresas de ramos diversos. Atualmente atua como quadrinista, ilustrador e designer gráfico. Ima sempre em frente é o seu primeiro livro.
Site do autor: http://www.peleias.com.br/
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)