• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Contato
  • As Mentiras de Locke Lamora, Scott Lynch

    Olá amigos leitores, tudo bem com vocês? O domingo aqui em Salvador está frio, coisa que não se vê há tempos. Um friozinho bom, principalmente para ler embaixo das cobertas. O livro que trago hoje é o primeiro de uma série, publicado pela Editora Arqueiro. As Mentiras de Locke Lamora faz parte da série Nobre Vigaristas, composta de 7 livros, ao que me parece. Mesmo sem estar com clima para ler histórias que sejam parte de séries, o enredo trazido por Scott Lych me chamou muito atenção e eu resolvi me arriscar na leitura. E não me arrependi!   

    A narrativa  trazida por Lynch se passa na medieval Camorr, uma cidade organizada e chefiada por  Capa Barsavi , onde o mesmo comanda e submundo e cria as suas próprias regras, fazendo-se a lei. É neste cenário que conhecemos nosso protagonista. Locke Lamora comanda um grupo intitulado de Nobres Vigaristas que não possuem este nome por acaso, mas que escondem muitos mistérios em sua jornada. Junto dos outros vigaristas, ele prepara-se para o maior golpe de todos os que já deu.  Eles roubam os mais ricos da cidade e a sua próxima vítima será  Dom Salvara. No entanto, Espinho - (a face lendária de Locke Lamora) - acaba se tornando um alvo também para um inimigo mais invisível do que os Vigaristas.

    A narrativa do autor é bastante fluida, enriquecida com diálogos e com as mais precisas descrições de Camorr. Somos levados a viajar e habitar nesta cidade, em seus prédios, pontes, canais, organizações, etc. O autor cria um mundo perfeito, com uma riqueza incrível e é possível fechar os olhos e estar lá. 

    Locke é visto na trama como um anti-herói. Ele é exatamente o que se espera de um vigarista:  inteligente, sarcástico, cínico, com excelente humor e claro - muita, muita lábia!   A maneira como o autor o caracteriza contudo, dá carisma ao mesmo. Outro ponto que achei interessante é que a narrativa apresenta-se com o recurso de flashback, mostrando pontos importantes do passado que ajudarão a delinear o decorrer da história. Isso deixa a narrativa um pouco confusa no começo da história mas depois a leitura flui tranquilamente.


    As Mentiras de Locke Lamora é uma história muito bem feita, com aventura, humor, mistério e que agrada às mais variadas idades. O autor, o personagem e maneira como a história é contada estão em harmonia e, por isso, conquistam sua confiança e fazem com que você mergulhe de cabeça no  maravilhoso mundo de Camorr e de Locke Lamora.  A obra recebeu elogios de  autores como Patrick Rothffuss e G. R. R Martin. Eu gostei muito e estou ansiosa para que os demais volumes sejam logo publicados. Recomendo muito! 

    1 comentários :

    Sua opinião para mim é muito importante! Deixe o seu comentário!