Amigas para Sempre: Firefly Lane - Livro 01, Kristin Hannah.
Olá amigos leitores, tudo bem com vocês? Espero que sim. Hoje trago a resenha do livro Amigas para Sempre , de Kristin Hannah. Gosto muito desta autora e já li outros livros dela como Jardim de Inverno e O Caminho para Casa (confira a resenha AQUI). Bem, justamente por já conhecer a autora é que eu fui para esta leitura com boas expectativas, que infelizmente foram um pouco frustradas. Mas primeiramente, vamos à história.
Tully Hart é uma garota solitária, com uma história de abandono e que mora com a sua vó. Sua mãe é uma hippie com problemas de dependência de drogas que sempre some e nunca dá atenção para a filha. Apesar de todo o amor e carinho que a avó lhe dá, Tully sente falta do amor da mãe e tem dentro de si um enorme vazio. Sempre acalentou a esperança de que um dia a sua mãe iria voltar e poderia viver com ela, e finalmente ter uma família. A solidão de Tully se vê diminuída quado ela conhece Kate Mularkey. Completamente diferente de Tully, Kate vive com os seus pais e um irmão mais novo numa família bem tradicional. Apesar do amor dos pais e de um lar ajustado e cristão, Kate nunca se sentiu bem aceita. Atrás dos óculos de nerd e do aparelho nos dentes, vivia solitária a procura de alguém que pudesse ser a sua amiga de verdade.
O encontro de Kate e Tully não poderia ser mais certeiro. Em Kate, Tully encontra carinho e compreensão, se sente amada e segura. Em Tully Kate vê a força e a coragem. Tully era uma garota muito descolada e, por isso, muito popular na escola. Kate adora essa nova possibilidade de ser vista, de ser alguém. Ambas compartilham sonhos, alegrias, tristezas, emoções das mais diferentes. Tully tem o sonho de ser uma grande jornalista e meio que "arrasta" Kate junto com ela para viver este sonho. Fazem a faculdade de jornalismo, conhecem muitas pessoas, crescem profissionalmente. Tully é muito ambiciosa e sempre quer mais, quer ser a melhor, quer "tocar fogo o mundo". Kate acompanha a amiga, mas no fundo começa a questionar se quer mesmo seguir a carreira de jornalismo, começa a questionar qual seria o seu verdadeiro caminho.
A amizade de Kate e Tully dura décadas e vamos acompanhando os caminhos tortuosos e emocionantes dessa caminhada. A dificuldade de duas pessoas serem tão próximas e ao mesmo tempo tão diferentes. Os conflitos, as separações, o destino. A história é muito bonita, muito interessante e é uma lição de vida a ser observada. Gosto muito da maneira como a Kristin escreve. Sua narrativa é muito fluida, é simples e delicada. O que me incomodou neste livro foi que em alguns momentos a narrativa se estendia sem necessidade. É como se a autora quisesse prolongar a história quando a mesma já tinha dito tudo o que se propunha a dizer. O clímax foi fraco, quase não se percebeu e a história se prolongou, deixando o livro um pouco chato. Por causa disso, não me animei para ler a continuação, que é o livro Por toda a Eteridade, publicado pela Editora Novo Conceito.
Outra coisa que colaborou para que eu não gostasse tanto desta leitura como gostei de outras da autora é o fato de que as personagens, em especial Tully, não me cativaram. Ela é muito chata e egoísta e a amizade com Kate não colaborou para que ela mudasse essa faceta da personalidade dela. Isso porque Kate sempre foi muito submissa e sempre se dobrou aos caprichos da amiga, por gostar muito dela. Isso não tira a beleza da história, nem a beleza da amizade delas, é claro. Por fim, ´posso dizer que Amigas para Sempre é um livro leve e bonito e que apesar de não ter me encantado tanto, vale muito a pena para quem quer se emocionar com uma boa história.
Beijos a todos e Boas Leituras!
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)