• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Contato
  • Lançamento: O gato e as orquídeas, de Kwong Kuen Shan


    TítuloO GATO E AS ORQUÍDEAS
    Autora: Kwong Kuen Shan
    Tradução: Denise Bottmann
    Editora: Estação Liberdade
    Formato: 17 x 17 cm / 96 páginas / Colorido
    ISBN: 978-85-7448-296-5
    Preço: R$ 25,00
    Depois de O gato zen e O gato filósofo, a maravilhosa arte de Kwong Kuen Shan está de volta em O gato e as orquídeas! Esta coleção, com 40 novas aquarelas, evoca os gatos e a sabedoria de seus modos, aliados a um novo elemento: a beleza e a energia silenciosa das flores.
    As pinturas são acompanhadas de textos: poemas, provérbios ou trechos populares da milenar tradição chinesa, pelos sábios Hung Ying-Ming, Cao Xueqin e Han Yu, entre outros.
    Como outros pintores da escola tradicional chinesa, Kuen Shan busca retratar o Qi — vitalidade, espírito — dos seus temas. A partir da observação atenta e da reflexão, brotam as imagens. A artista atrai o observador, convidando a entrar na obra e procurar a história que se desenrola para além do que veem os olhos.
    Em O gato e as orquídeas, as flores — com destaque para as orquídeas, mas não só — vêm para dar um toque a mais de significado e graciosidade nas cenas de felinos retratadas pela artista. Apresentando mais detalhes sobre o simbolismo e as sutilezas de suas amigas plantas — o girassol, por exemplo, é a amiga otimista, enquanto a lótus é a amiga pura — a autora nos mergulha mais uma vez em uma inesgotável fonte de deleite, reflexão e encantamento.
    Confira algumas citações:


    “Quem procura a perfeição em tudo
    Jamais encontrará a felicidade. (Cao Xueqin)” [p. 16]

    “Se alguém a engana, não alardeie.
    Se alguém a humilha, não se mostre aborrecida.
    Isso lhe dá uma fonte de humor.
    E lhe dá uma vantagem sobre eles. (Hung Ying-Ming)”[p.26]


    “O sentido da vida não consiste em superar os outros,
    E sim em superar a si mesmo. (Provérbio chinês)”  [p. 52]

    “A vida, curta ou longa, é completa.
    Viva todos os momentos, e ela pode ser perfeita.
    (Ensinamento zen)” [p. 60]

    Sobre a autora:
    Kwong Kuen Shan é uma artista e escritora natural de Hong Kong. Kuen Shan estudou inglês e chinês clássico em seu país natal antes de se radicar em Londres. Atualmente, vive com o marido Christopher e o gato Joseph em uma pequena cidade no País de Gales, onde pinta, escreve e ensina arte chinesa.
    Seus temas preferidos são animais domésticos, vida selvagem, flores e paisagens. Nas horas livres, cozinha, toca piano (um pouco), cuida do jardim (bastante) e mima Joseph (muito!). Além de exposições locais, seus trabalhos foram destacados recentemente em mostras em Paris e Milão. É autora também de O gato filósofo e O gato zen, ambos publicados pela Estação Liberdade (2015).

    2 comentários :

    1. infelizmente esse livro não conseguiu chamar minha atenção gosto de conhecer autores estrangeiros Ultimamente eu tenho lido muito a a Marjorie satrapi mas mesmo assim não vou desistir esse livro quem sabe eu dê uma chance

      ResponderExcluir

    Sua opinião para mim é muito importante! Deixe o seu comentário!