A Letra Escarlate, Nathaniel Hawthorne
Marcadores:
desafio literário,
Resenha
Este livro faz parte do Desafio Literário 2013 e é o livro do mês de agosto, no qual o tema é vingança.
A Letra Escarlate é tida como um dos clássicos da literatura inglesa e nela nasce a primeira autêntica heroína da literatura norte-americana. A história se passa em uma comunidade puritana na Boston do seculo XVII, fortemente influenciada pelos ideais vitorianos ingleses de moral e sexualidade, e conta-nos a história de Hester Prynne.
Hester vem sozinha para Boston e está a espera do marido que supostamente morreu em sua viagem à America. A jovem tem uma relação adúltera que culmina com o nascimento de uma criança ilegitima, uma menina, Pearl. Como punição pelo seu pecado, ela é submetida à vergonha pública. É presa e lá fica por três meses. Após o nascimento de sua filha ela é levada para uma outra cidade e lá é onde se opera o maior castigo. Ela é obrigada a usar bordada em seu peito a letra A, de cor escarlate, que a identifica publicamente como uma adúltera. É também obrigada a ficar exposta durante três horas em meio á multidão, com sua filha nos braços. Aquilo é como um grande espetáculo para as pessoas que ali estavam. Forçada a confessar o nome de seu amante, Hester permanece em silêncio e não revela o misterioso nome daquele que com ela dividiu o pecado e por tabela, também deveria dividir o castigo.
No dia de seu julgamento, diante da multidão, Hester reconhece um rosto que chama a sua atenção. E Era seu marido, Roger Chillingsworth, que voltara de viagem. Era um homem conhecedor de curas e medicina, apesar de não ser oficialmente um medico. Roger vai até a cadeia visitar Hester, sem revelar quem é e tenta extrair dela o segredo que guarda com tanto empenho: o nome do pai e sua filha. Todo o esforço do médico é em vão e então Roger pede que ela não revele a identidade dele e promete descobrir a todo custo o nome do homem que manchou a sua honra.
A partir daí, vemos a vida de Hester seguir adiante, com o seu trabalho de costureira e a criação de sua filha Pearl. O autor descreve Pearl como uma garota enigmática, ora com ares de anjo, ora de bruxa. Talvez pelo fato da mesma ser fruto de uma relação pecaminosa. Agora Pearl já está com sete anos e Hester já não é mais vista como antes, tal o seu retiro e o seu comportamento diante das pessoas, como uma mártir, alguém que realmente carrega a sua cruz. Roger, seu marido, porém, não desiste de descobrir quem e o pai de Pearl e ao faze-lo desfere a sua vingança. O resto só lendo para descobrir. O final é dramático e mostra a redenção de uma pessoa pela aceitação de uma pena e ao mesmo tempo a luta entre o amor e a moral.
A narrativa de Hawthorne confronta o embate íntimo do homem consigo mesmo e com as suas fraquezas. Todas as dores dos personagens e seus sentimentos são claramente descritos, mostrando o que pensavam, o que sentiam, revelando um viés psicológico na história. a Letra Escarlate é considerada por muitos críticos como um dos maiores romances da literatura norte-americana. Hawthorne viveu no século XIX, e foi uma forte influência para todos os escritores de sua geração.
A obra de Nathaniel Hawthorne várias adaptações para o cinema. A primeira ocorrreu em 1908 e a mais recente e também mais conhecida pelo público contemporâneo, é a de 1995, com Demi Moore e Gary Oldman. Esta versão foi bastante criticada por alterar o final, mas segundo Demi Moore, "poucas pessoas tinham lido o livro".
Confiram o trailer:
Beijos a todos e Boas Leituras!
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Dica sensacional! Realmente um clássico, um livro bem escrito e bem desenvolvido!
ResponderExcluirAdorei...
Abraços, Isabela.
www.universodosleitores.com
Maravilhoso, principalmente para entendermos melhor o que foi o puritanismo.
ResponderExcluirBoa escolha.
Parabéns pelo blog!
Inté...
Oi il,
ResponderExcluirAdorei a dica, o livro parece ser muito interessante, curti e me interessei.
Obrigada
Bjks
Cacau
Nunca ouvi falar :/
ResponderExcluirMas valeu a dica :D
Beijo
Esse livro parece ser muito bom. Espero lê-lo em breve, o livro já tenho... Só preciso conseguir encaixá-lo entre as leituras que pretendo fazer :)
ResponderExcluirBeigos,
Maura - Blog da /mauraparvatis.