• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Contato
  • O Xangô de Baker Street, Jô Soares.



    Olá amigos leitores, tudo bem? Eu estou bem e agora mais descansada. Morrendo de saudades de todos vocês! Aos poucos iremos retomando as nossas atividades por aqui. Bem, esta resenha faz parte dos livros que estou lendo para o Desafio Literário 2013. Eu estou bastante atrasada, mas desafio é desafio e cá estou eu!

    Nunca tinha lido nada do Jô Soares e gostei muito da maneira como ele escreveu e da forma que a narrativa foi construída, embora tenha cá as minhas restrições com este livro. Vamos à história. O cenário da trama é o Rio de Janeiro do século XIX, mais precisamente o ano de 1886. Tudo começa com o desaparecimento de um caríssimo violino Stradivarius , presente do imperador Dom Pedro para a sua amicíssima baronesa Maria Luísa. Para tentar resolver o mistério é chamado nada mais nada menos que o famoso detetive Sherlock Holmes, que vem conhecer as terras brasileiras acompanhado do seu fiel escudeiro Doutor James Watson. Associado ao desaparecimento do violino,  começam a acontecer crimes bárbaros, trazidos pelo que vem a ser o primeiro serial killer da história.

    Jô Soares faz um retrato bastante preciso do Brasil daquela época. Suas descrições são bem detalhadas, de modo que é possível fechar os olhos e estar nos principais pontos turísticos do Brasil do século XIX.  Tudo cercado de um humor fino, retratando um Sherlock bem diferente daquele que conhecemos através da pena de  Arthur Conan Doyle.  Suas incursões são bem humorísticas e atípicas, numa gama de aventuras que passam desde a sua ida a um terreiro de candomblé até suas experiências com as mulatas brasileiras.


    A leitura flui de uma forma rápida, a escrita de Jô prende e a maneira como o serial killer vai deixando as suas pistas nos prende mais ainda. A única coisa que me incomodou um pouco foi certa descaracterização num personagem que já conhecemos como Sherlock Holmes. Isso me deixou desconfortável  durante a leitura do livro. No mais, é uma excelente leitura, da qual gostei muitíssimo. Recomendo! 

    4 comentários :

    1. oie Ilmara
      Não imaginava que o livro trazia este enredo. Nunca li nada do Jô, mas sou super curiosa, pois o admiro muito.
      bjos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Jacque, você vai adorar este livro. O Jô escreve muitíssimo bem! Bjs!

        Excluir
    2. Li esse livro a um tempinho , e amei , adorei como foi colocado certos costumes , e cultura do nosso povo brasileiro. Achei a história da caipirinha sensacional rsrsrs,

      Bjusss

      ResponderExcluir
    3. Oi Il,
      Li esse livro já faz um tempão, nem lembro a história direito, só lembro que curti muito, quem sabe um dia u leia novamente.
      Ah o que eu li a capa era azul.

      Bjks
      Cacau

      Saudades

      ResponderExcluir

    Sua opinião para mim é muito importante! Deixe o seu comentário!