Lançamento: O sol na cabeça, Geovani Martins
Em O sol na cabeça, Geovani Martins narra a infância e a adolescência de garotos para quem às angústias e dificuldades próprias da idade soma-se a violência de crescer no lado menos favorecido da “Cidade partida”, o Rio de Janeiro das primeiras décadas do século XXI.
Em “Rolézim”, uma turma de adolescentes vai à praia no verão de 2015, quando a PM fluminense, em nome do combate aos arrastões, fazia marcação cerrada aos meninos de favela que pretendessem chegar às areias da Zona Sul. Em “A história do Periquito e do Macaco”, assistimos às mudanças ocorridas na Rocinha após a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora, a UPP.
Situado em 2013, quando a maioria da classe média carioca ainda via a iniciativa do secretário de segurança José Beltrame como a panaceia contra todos os males, o conto mostra que, para a população sob o controle da polícia, o segundo “P” da sigla não era exatamente uma realidade. Em “Estação Padre Miguel”, cinco amigos se veem sob a mira dos fuzis dos traficantes locais.
Nesses e nos outros contos, chama a atenção a capacidade narrativa do escritor, pintando com cores vivas personagens e ambientes sem nunca perder o suspense e o foco na ação. Na literatura brasileira contemporânea, que tantas vezes negligencia a trama em favor de supostas experimentações formais, O sol na cabeça surge como uma mais que bem-vinda novidade.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Ilmara!
ResponderExcluirO livro é bem diferente.
Vi a entrevista do autor no programa do Pedro Bial essa semana e ele é bem obstinado e escreve na linguagem acessível para o pessoal de onde vive, achei fascinante.
Desejo um mês abençoado!
“Ando no traçado do tempo a procura de mim mesmo até hoje não sei quem sou, mas sou um caminhante e não um conformista.” (Augusto Cury)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA ABRIL – ANIVERSÁRIO DO BLOG: 5 livros + vários kits, 7 ganhadores, participem!
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Sim, Rudy! Achei a premissa dele interessantíssima, ainda mais nos tempos em que estamos vivendo. Estou louca para que chegue logo o meu exemplar e em breve trago a resenha dele para vcs. Um beijo! ;)
ExcluirUm lançamento bem interessante. A literatura brasileira está precisando mesmo de mais livros com temas importantes como esse. Fiquei curiosa pra conhecer a escrita do autor.
ResponderExcluirInteressante mesmo, Eduarda! Em breve tem resenha dele aqui. Beijos e obrigada pela visita! ;)
ExcluirHavia visto o livro mas não sabia do que se tratava, achei bem diferente e necessário para a literatura.
ResponderExcluirÉ um assunto bem polêmico e que devia ser abordado mais vezes.
Fiquei bem interessada.
beijinhos
She is a Bookaholic
O livro tá bem hype, Eduarda. Todo mundo falando dele e em breve eu venho contar o que achei.
ExcluirEu ouvi falar desse livro quando Pedro Bial entrevistou o escritor desta obra mas eu fiquei bem impressionada com livro sinceramente nem parece que é brasileiro e eu subestimei isso achei bem interessante Com certeza eu quero ler ele tô nessa vibe de ler livros Nesse estilo
ResponderExcluir