• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Contato
  • Descobrindo o Islã no Brasil, Karla Lima

    Sinopse: Descobrindo o Islã no Brasil pulsa ou se alterna entre a história da religião islâmica, seus principais preceitos teológicos e práticas diárias, e como tudo isso se transporta e realiza no dia a dia dos muçulmanos brasileiros, ou que vivem no Brasil – com uma característica nacional muito particular: a facilidade em conviver com culturas distintas e distantes, nem que seja por certa indiferença. Seja como for, o Islã no Brasil quase não causa atritos. Não parece áspero. E por isso passa quase despercebido. Neste livro, um dos temas mais complexos e pouco compreendidos do mundo contemporâneo é abordado simultaneamente, como um prisma que se girasse nas mãos, dando a ver a cada giro uma de suas facetas. As facetas são inúmeras. Mas o prisma é um só. Por baixo de tudo, muçulmanas usam roupas íntimas? Como lidam com a menstruação? Por que, afinal, o véu? Muçulmanos namoram? Há um olhar feminino sobre a religião hoje mais patriarcal do mundo neste livro de Karla Lima. Mas esta é, afinal, somente mais uma faceta deste texto plurifacetado, em que muitos muçulmanos (muito bem) entrevistados mostram sua cara, enquanto a cara do Islã no Brasil vai sendo desvelada

    Conheci o livro Descobrindo o Islã no Brasil através da Editora Hedra, pois recebo a sua newsletter, e fiquei muito feliz quando a autora entrou em contato comigo, sugerindo o livro para a resenha aqui no blog. Sempre tive muitas curiosidades sobre o Islã e nesse momento mais ainda, pois estava lendo Persépolis, da Marjane Sartrapi, livro que foi posteriormente discutido no Leia Mulheres Salvador, um clube de leitura no qual sou uma das mediadoras. 

    Apesar de ser um livro de não-ficção, a leitura de Descobrindo o Islã no Brasil é muito fácil e fluida. Está didaticamente dividido em seis partes, onde a autora vai tecendo a história do Islã ao mesmo tempo em que costura essa história a outras individuais e bem específicas. O livro tem um caráter informativo e esclarecedor, pois amplia o nosso olhar atrás de vários  depoimentos, contrapondo aspectos diferenciados sobre um mesmo tema, como por exemplo o uso do véu. 

    Uma coisa bastante interessante foi o fato da autora ter feito uma experiência pessoal, pois viveu como muçulmana e sentiu na pele as contradições e preconceitos de ser mulher no islã e também de usar o véu. Essa experiência, associada aos depoimentos colhidos pela autora, deu ao livro um tom de verdade que ultrapassou os limites de uma simples reportagem ou de um texto jornalístico. Ela estava ali e ao mesmo tempo era também parte de tudo o que se debruçava para conhecer. 

    Karla não se preocupa com as imparcialidades, ela está no livro com suas ideias, concordâncias e discordâncias. Isso permite e amplia as possibilidades de reflexão sobre este tema tão controverso. A escrita de Karla tem leves tons de acidez que por vezes me fizeram rir. Saber mais sobre o universo feminino em uma cultura tão diferente da nossa foi um dos aspectos que mais me cativou nesta leitura. 

    Em tempos de intolerância e de preconceito, Descobrindo o Islã no Brasil é uma leitura que esclarece e informa, mas acima de tudo que revela facetas de uma diversidade que nos rodeia e quem nem sempre temos sensibilidade para enxergar. 


     

    2 comentários :

    1. Também tenho curiosidade para saber mais sobre o Islã.
      Eu amei Persépolis <3
      Ótima resenha, Mara.
      Bjão
      www.jeniffergeraldine.com

      ResponderExcluir
    2. Enviamos um convite para o teu email :)

      ResponderExcluir

    Sua opinião para mim é muito importante! Deixe o seu comentário!