• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Contato
  • Desafio, C. J. Redwine


    Por Adriana Medeiros 



    Titulo: Desafio 
    Título original: Defiance
    Autora: C.J. Redwine
    Editora: Novo Conceito
    Número de Páginas: 368
    Tradução: Ivar Panazzolo Júnior
    Gênero: Young Adult – Distopia/Fantasia
    Trilogia Desafio
    EUA, 2012
    BRA, 2014



    Sinopse:
    No interior das muralhas de Baalboden, à sombra do brutal Comandante da cidade, Rachel Adams guarda um segredo. Enquanto as outras garotas fazem vestidos e obedecem a seus Protetores, Rachel é capaz de sobreviver nas florestas e de manejar uma espada com destreza. Quando seu pai, Jared, é declarado morto em uma missão, o Comandante designa para Rachel um novo Protetor: Logan, o aprendiz de seu pai, o mesmo rapaz a quem Rachel declarou o seu amor há dois anos, e o mesmo que a rejeitou. Com nada além da forte convicção de que seu pai está vivo, Rachel decide fugir e encontrá-lo por conta própria. Mas uma traição contra o Comandante tem um preço alto, e o destino que a aguarda nas Terras Ermas pode destruí-la.

    Oi, gente!
    Hoje vamos conhecer Rachel, a mocinha nem tão mocinha e personagem principal de Desafio. Devo confessar que esse é mais um dos livros que me fisga primeiro pela belíssima capa e que não me decepciona. 
    A história começa com Rachel esperando que seu pai, Jared, um rastreador e mensageiro, retorne da sua última missão às Terras Ermas, um floresta que guarda muitos perigos, entre eles o Maldito, um dragão que se esconde em túneis criados por ele mesmo ao longo das Terras Ermas e que pode surgir a qualquer momento e em qualquer lugar trazendo consigo um rastro de destruição. Mas Jared não retorna e, segundo as leis da cidade de Baalboden, Rachel terá nomeado para si um novo Protetor que ela acredita ser Oliver, melhor amigo de seu pai e a que ela tem como um avô, até o dia da Toma. 

    De maneira inesperada, o Comandante, líder de Baalboden, escolhe Logan, aprendiz de Jared, para Protetor de Rachel. Situação inaceitável, já que Rachel declarou o seu amor à Logan e foi rejeitada por ele. 
    Não podendo fugir dessa situação, o que unirá os dois é a crença de que Jared não está morto e o desejo de ir a busca do mesmo através das Terras Ermas. Mas a impulsividade de Rachel terá um preço muito alto e ela deverá partir não só em busca do seu pai, como é o seu desejo, mas em busca de um mistério que mudará o destino de toda Baalboden.

    Desafio é uma mistura deliciosa de fantasia e distopia, de épico e moderno, dosados de uma maneira surpreendentemente perfeita. Uma sociedade arcaica onde mulheres não podem sair às ruas sozinhas sem a presença do seu Protetor e devem se submeter à Toma: dia em que a garota completa 17 anos e é levada à praça onde os rapazes solteiros da cidade tentarão tomá-la, ou seja, tornarem-se maridos. Mas que convive muito bem com a modernidade e suas invenções. Baalboden é protegida pela Muralha e dentro dela os guardas usam o seu Identidisc, um aparelho que manda um pulso sônico com setenta metros examinando as marcações individuais que são tatuadas em todo cidadão assim que nasce possibilitando saber a localização exata de cada um. Fora as invenções de Logan, como o bracelete que impede a leitura das marcações, as armas que são uma mistura do antigo aperfeiçoadas com tecnologia, os óculos de visão noturna utilizados pelos guardas. Em alguns momentos, Desafio me pareceu um pouco steampunk

    Rachel não é como as meninas de Ballboden. Jared a criou de maneira diferente: ela é muito inteligente, sabe ler e escrever e foi treinada por ele. Assim, não sente a necessidade de um protetor, pois consegue se virar muito bem sozinha, não é fútil como as garotas da sua idade que só pensam no dia da Toma e não acredita que um homem deve tomar as decisões de sua vida por ela. Como não se apaixonar por essa garota??? Dosando momentos de força e fraqueza, o que torna o personagem bastante real, ela vai construindo uma Rachel que conquista o leitor.

    Logan é absolutamente apaixonante. Garoto órfão, que viu sua mãe morrer e ainda não superou essa dor, se torna um grande inventor e aprendiz de mensageiro de Jared. Adorei as diversas passagens do livro em que ele pondera as vantagens e desvantagens de cada atitude que ele pode tomar naquele momento elencando as melhores e as piores hipóteses. 

    “... e eu aprendi que uma pessoa encontra sua verdadeira família naqueles que a escolhem. A riqueza não tem nada a ver com isso.”
    Ponto para o desenvolvimento dos personagens ao longo da história. É gostoso de ver como as perdas, o amor e os desafios da vida fazem com que eles evoluam e amadureçam. 

    “Não sou mais uma filha.
    Não sou mais uma neta.
    Não sou mais uma garota com sonhos. Nem com esperanças.
    Sou uma arma, agora.”
    Narrado alternadamente por Rachel e Logan, podemos conhecer os sentimentos reais de cada um. A história é contada de maneira intensa e você não consegue largar o livro se ficar esperando um momento morno para isso. Um livro que fala de perdas, mas principalmente de superação, redenção através do sofrimento, dosado na medida exata com um pouco de romance e muita aventura. 

    “O amor que me consome agora é feroz e absoluto – forjado em uma bigorna de dor e perdas, e unido pela força que compartilhamos.”
    Diagramação muito bem feita, capa impecável, a revisão deixou passar alguns pequenos erros que não comprometem a história. Como sempre, a Novo Conceito está de parabéns!
    Como livro de estreia, a C.J Redwine mandou muito bem, imagine como serão então os dois livros seguintes! Desafio termina daquela maneira que todos nós gostamos: com gostinho de quero mais!

    P.S: Este livro foi gentilmente cedido para resenha pela editora parceira Novo Conceito



    0 comentários :

    Postar um comentário

    Sua opinião para mim é muito importante! Deixe o seu comentário!