• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Contato
  • Conversa de HQ #2: Quadrinhos Ácidos, por Pedro Leite.


    Olá pessoas, tudo bem com vocês? Espero que sim. Ando sumida, é verdade. As pessoas que me  acompanham nas redes sociais sabem que a vida para mim se resume agora à uma única palavra: arrumação. Me mudei no domingo e desde então, são caixas, bagunça e mais bagunça! Mas eu vou sobreviver, rs. 

    Bem, assim como ocorreu com outros blogueiros que conheço, 2013 foi o ano da descoberta dos quadrinhos. Este é um gênero que eu não lia muito, ou praticamente não lia e pude redescobrir através da internet e da indicação e leitura de  autores que me deixaram encantada e praticamente fã. Uma das minhas grandes descobertas ocorreu no Facebook. Eu estou falando dos Quadrinhos Ácidos.  

    Criada por Pedro Leite, ilustrador e publicitário de Porto Alegre, a série de tirinhas aborda diversos temas
    Pedro Leite 
    do cotidiano com humor ácido e abrasivo. Estes não são quadrinhos para quem se ofende facilmente, extremistas políticos, fanáticos religiosos ou fãs do Big Brother. São quadrinhos para pessoas que sabem rir de si mesmas e entendem que uma crítica nem sempre precisa ser algo chato. Em apenas oito meses on-line, o site teve mais de 60 mil “curtidas” na rede social Facebook. Milhares de seguidores compartilham as tirinhas com seus amigos, mostrando o forte poder de viralização do projeto na internet. 

    Pedro Leite por ele mesmo
    O humor ácido usado nestes quadrinhos muitas vezes é uma crítica construtiva sobre a maneira de algumas pessoas. É possível fazer uma crítica com bom humor. Anteriormente o autor produziu dois livros de quadrinhos pelo sistema de crowdfunding (sistema de financiamento coletivo). Os seus livros “Onde Meu Gato Senta” e “Tirinhas do Zodíaco” foram produzidos com a ajuda financeira de vários leitores que acompanharam o seu trabalho na internet. Pela boa repercussão inicial dos “Quadrinhos Ácidos”, já é de se esperar que futuramente aconteça a produção de um livro desta mesma maneira independente. 

    O grande diferencial de Pedro, para mim, é aquele humor sarcástico e inteligente de que tanto gosto, falando de coisas importantes e que passam desapercebidas por nós. Temas como a situação da mulher, o consumismo exagerado, o poder  das redes sociais, dentre outros tão interessantes quanto. O traço de Pedro é simples, mas único e carregado de expressividade. Realmente a acidez de seu trabalho me cativou! Confira um pouco:

    Clique para ampliar 

    Então, eu conversei com o Pedro Leite por e-mail e ele, super fofo, concedeu uma pequena entrevista aqui para o Conversa de Livro, o que me deixou muito feliz.  Saiba um pouco mais sobre o autor e seu trabalho com os quadrinhos:

    C.L: Como os quadrinhos entraram em sua vida? E quando começou a realizá-los como forma de trabalho?

    Pedro: Eu sempre gostei de desenhar, mas só mais "adulto" que eu realmente me dediquei a isto. No colégio eu rabiscava muito, mas com a faculdade acabei deixando esse hobby de lado. Só depois de formado que eu realmente tomei consciência de que eram as ilustrações e quadrinhos que me dariam mais prazer na vida e tenho me dedicado desde então. Comecei a visualizar os quadrinhos como uma possível forma de trabalho depois do sucesso do meu primeiro grande projeto de quadrinhos, a "Tirinhas do Zodíaco".

    C.L: Quem são as suas principais referências nos quadrinhos? 

    Pedro: Gosto de muita coisa, mas acho que meus preferidos sempre serão o Charles Schulz, Liniers, Bill Watterson, Sergio Aragonés, Genndy Tartakovsky, Maurício de Souza, Jean Galvão, etc... foram eles que me fizeram gostar de quadrinhos.

    C.L: É difícil fazer quadrinhos no Brasil? Por quê?

    Pedro: Sinceramente eu ainda estou procurando essa resposta. O que eu ganho com quadrinhos ainda não me mantém, por isso não posso responder direito essa pergunta. Mas o que eu sinto é que é difícil sim, como na maioria das coisas aqui no Brasil. Além da falta de investimento, é visível como os quadrinhos em geral (de humor ou não) ainda são enxergados como uma "arte menor" no país. Mas felizmente isso tem melhorado nos últimos anos. Nunca houve tantos lançamentos de quadrinhos como agora, o que mostra que os tempos estão mudando.

    C.L: Os seus quadrinhos chamam a atenção pelo tom de ironia, humor e também de crítica de várias questões sociais , como é o caso dos "Quadrinhos Ácidos". Atualmente há uma grande discussão sobre os limites do humor, principalmente quando o alvo do humor faz parte das chamadas "minorias" como gays, evangélicos, gordos, deficientes, etc. Recentemente você mudou um dos seus quadrinhos pois algumas pessoas acharam o mesmo preconceituoso. Você acredita que isso possa "limitar" a expressão artística do quadrinista? 

    Pedro: O "Quadrinhos Ácidos" é uma série de tirinhas com um humor abrasivo. Algumas vezes nestas tirinhas eu toco na ferida de algumas pessoas por falar diretamente do seu estilo de vida. Naturalmente nem todo mundo gosta. Esse lance do "politicamente correto" é realmente um saco. É claro que todo mundo precisa ter noção de que existem pessoas que podem se ofender com alguma piada, e logicamente por isso é necessário pegar leve as vezes. Mas eu sinto que na internet muitas pessoas tem a necessidade de criticar para tentar mostrar que tem opinião sobre algum assunto. Em outras palavras: é claro que eu tendo sempre tomar muito cuidado com as mensagens que eu passo, mas eu tenho consciência que muita gente que está ali reclamando são apenas pessoas chatas. Mesmo assim fico muito feliz em ver que em cada crítica que eu faço existem muitas pessoas que gostam e que sabem rir de si mesmas.

    Bom, além de nos conceder a entrevista o Pedro nos enviou duas revistinhas dos Quadrinhos Ácidos. Uma é minha e a outra eu sortearei para vocês. Para participar é muito simples:

    - Seguir o blog via GFC;
    Curtir a página do Quadrinhos Ácidos no Facebook;
    - Deixar um comentário (válido) nesta postagem informando nome de seguidor e e-mail. 
    Simples, não é? 
    O sorteio ocorre no dia 31 de janeiro de 2014. Tá esperando o quê para participar? 



    Se você gostou do trabalho do Pedro e quer entrar em contato com o autor, pode acessar o blog: www.quadrinhosacidos.com.br ou a página no Facebook: www.facebook.com/quadrinhosacidos ou ainda enviar um e-mail para pgleite@gmail.com.  


    Beijos a todos e Boas Leituras! 

    0 comentários :

    Postar um comentário

    Sua opinião para mim é muito importante! Deixe o seu comentário!