• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Contato
  • Confissões de um Turista Profissional, Kiko Nogueira

    O livro de Kiko Nogueira é um livro leve, curto e recheado de humor e fina ironia. Confissões de um turista profissional retrata os detalhes ímpares do cotidiano de quem tem um passaporte carimbado e/ou se aventura no campo das viagens, sejam elas profissionais ou não.  

    O livro apresenta uma seleção de 37 crônicas escritas por Jota Pinto Fernandes, pseudônimo do autor. Estas crônicas foram escritas originalmente publicadas na Revista Viagem e Turismo, na coluna O Turista Razoável. Em suas crônicas Kiko, ou melhor, Jota Pinto, aborda tudo que se relaciona ao universo das viagens: comidas, lugares, cultura local, hospedagens, roteiros de viagens, dentre outros. São narrativas curtas e muito bem escritas, onde predomina acima de tudo o humor, e um forte olhar crítico sobre os comportamentos, clichês e  os hábitos desse ser tão peculiar que é o turista. 

    As crônicas são curtinhas, chamaria de minicrônicas e o livro todo pode ser lido em uma tarde. Já conheço o Kiko pelo seu trabalho como editor da revista Alfa, uma revista masculina para mulher ver, e adorei conhecer um pouco mais deste seu lado cronista e de seu humor fino e ácido. Alguns trechos me chamaram atenção e trago eles aqui para vocês:

    “Um dos clichês que os profetas do óbvio da internet adoram repetir é a expressão inclusão digital. Frequentemente, eles citam isso como uma vitória, um passo adiante na democratização do mundo. É verdade, em alguns aspectos. Mas, pelo menos em um ponto, a inclusão digital trouxe consequências nefastas: hoje, qualquer mané acha que é fotografo. Não só fotografo. Qualquer mané com um iPhone se um Helmut Newton, Cartier-Bresson, uma Annie Leibovitz.”(Haja Paciência, a praga da foto digital, p. 30).

    “Hoje, olhamos para essas moças com culpa e preconceito – como se fossem responsáveis pelo que a propaganda oficial fez com elas. A patrulha politicamente correta quer que o Brasil seja conhecido pelo Niemeyer, pela Amazônia ou pela Bossa Nova. Gringo gosta é de mulata. E faz muito bem. Tenho certeza de que Schwarzenegger sairia correndo da Califórnia para ver uma delas na avenida. Como ele diz : “I love Brazil”. ( Pela volta da mulata, p. 29).

    Confesso que discordo do autor em algumas de suas opiniões, até mesmo um tanto polêmicas, mas de uma forma geral, o livro é um bom convite a dar risadas e pensar sobre esta figura tão geral e ao mesmo tempo tão particular que é o turista. Nos encontramos em vários dos personagens e das situações descritas pelo autor porque ainda que você não tenha feito nenhuma viagem, um dia você poderá passar por uma destas situações. 

    14 comentários :

    1. Crônicas são sempre boas como entretenimento, nós lemos no ônibus, no intervalo do horário de almoço, mas pelo assunto acho que não é muito o estilo que gosto de ler. A resenha ta massa Ilamara. Parabéns mais uma vez!

      ResponderExcluir
    2. Olá!
      Eu achei este livro muito legal, parece ser divertido!!

      Bjinhs
      http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

      ResponderExcluir
    3. Esse livro parece ser muito interessante. Fiquei curiosa para ler... rs
      BjO

      ResponderExcluir
    4. Acredito que tu fizeste algo importante: tu criticaste, tu divergiste de opinião com o autor e isso é dificil. Em geral os leitores só se apropriam da história do autor. Isso é importante para uma resenha.

      Abraço

      ResponderExcluir
    5. Eu fiquei querendo ler esse livro principalmente por que parece ser mesmo engraçado.
      Embora algumas coisas possam desagradar.
      Acho que deve valer a pena a leitura.

      Bjok

      ResponderExcluir
    6. Estou aguardando esse livro.
      Como você disse, um livro bom pra dar risadas, rs.
      bjs

      ResponderExcluir
    7. Adoro Crônicas...
      Eu tneho esse livro mas ainda não o li, tá na fila. Mas será minha próxima leitura.
      Gostei muito da sua resenha também, muito objetiva e por incrivel que pareça eu ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro até agora, e estava até desanimada a lê-lo, nem sabia que eram crônicas... agora, após sua resenha, fiquei motivada.

      Abraços!
      Camila Márcia
      @camila_marcia
      http://delivroemlivro.blogspot.com/
      http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    8. Como eu coloquei na minha resenha eu dei ótimas risadas com ele e fiquei um tanto aliviada por ele tirar a culpa óbvia de alguns atos considerados típicos de turista... rsrs

      Mas discordei de algumas opiniões mais conservadoras do Kiko. Não sei se é a minha condição crítica demais por conta da História que rege minha vida, mas nada que desmereça o trabalho dele. rs

      Já falei que você sabe usar as palavras muito bem? Adoro ler o que você escreve!!! Parabéns!

      ResponderExcluir
    9. Vi esse livro em praticamente todos os blogs parceiros da Novo Conceito, rs. Mas ainda não tinha lido nenhuma resenha!
      Crônicas são super legais *-* E pelo que você disse, esse parece ser um ótimo livro! Quem sabe eu tenha a oportunidade de lê-lo algum dia né? rs. Adorei!

      Beijos { http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

      ResponderExcluir
    10. Eu não curto muito crônicas, mas deve ser muito divertido o livro e o nome aheuiaheiahea Jota Pinto,adorei kkk

      ResponderExcluir
    11. Por mais que o enredo seja tentador, crônicas não é meu tipo de livro. Eu tento, mas sempre paro nas primeiras páginas e deixo de lado. A capa pelo menos segue um padrão um pouco diferente, deixando-a bonita de um jeito especial.
      Ilmara, to com saudade das caixas de correio.....kd????.....kkkkkkk

      Bjos
      Feliz 2012 e que esse ano seja recheado de livros.

      ResponderExcluir
    12. A história parece interessante... mas eu vivo correndo das comédias...
      É verdade... é preconceito... mas eu não consigo me libertar dele.

      H.C.C.Reis

      ResponderExcluir
    13. Parece bem interessante, do tipo bem egraçado

      ResponderExcluir
    14. Confesso que me senti atraída por esse livro mais por questões profissionais. Faço curso técnico em Guia de Turismo, e vi o título por alto. Imagino que esse seria um bom gás no meu interesse pelo ramo. (:

      ResponderExcluir

    Sua opinião para mim é muito importante! Deixe o seu comentário!