Para Sempre Ana, Sérgio Carmach
Marcadores:
Resenha
Se eu pudesse definir o livro de Sergio Camarch, Para Sempre Ana, com uma única palavra esta seria: Surpreendente. As idas e vindas e reviravoltas desta história fazem desta obra uma criação ímpar e que me conquistou por inteiro. A narrativa de Camarch se passa na pitoresca Três Luzes, uma cidade pequena que tem esse nome pelo fato de ter sido um lugar onde foram avistadas luzes no céu e desta forma, é muito procurada por ufólogos de todas as partes.
A história inicia-se com a chegada de Ana e de seu filho Caio à cidade, especificamente à casa da família Rigotti, de muito prestígio na região. Ana traz consigo segredos do passado que podem fazer ruir as estruturas da tradicional e poderosa família Rigotti. Ela é o centro onde repousam os segredos que unem as três gerações desta família. No desenrolar da trama podemos acompanhar a história de Ana e também dos diferentes moradores da cidade. O passado e o presente andam de mãos dadas e podem contar os misteriosos segredos que pontuam toda a narrativa.
O livro possui uma estrutura cronológica diferente, situando a narrativa em três tempos distintos. Estes tempos interagem no fluxo da história de modo que é preciso estar bastante atento para não se perder. O autor sinaliza cada capítulo com a data, e ainda divide o livro em três partes: Parte I – Impressões Turvas, Parte II – A Alma de uma mulher e Parte III – A sombra do crisântemo.
A escrita de Sérgio é elegante e enriquece a história. Os seus personagens são muito bem caracterizados, e por vezes, nos enganam. Cada capítulo é uma nova descoberta, onde as aparências nem sempre são o que demonstram ser. Os recuos para o passado que o autor nos traz nos permitem compreender o quanto o caráter de uma pessoa e a sua personalidade são moldados pelo que acontece com ela no decorrer de sua história de vida. O livro fala de valores que perpassam a nossa humanidade e nos faz pensar um pouco sobre os comportamentos humanos e as forças distintas que os motivam. É um livro denso, uma história interessante e muito surpreendente. Uma leitura de primeira ordem!
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Ai que linda resenha (como sempre, né?!).
ResponderExcluirAdoro livros que alternam a narrativa, seja dos personagens ou mesmo das datas... Deixa tudo mais real ainda, mostrando a preocupação em deixar tudo esclarecido, não sei...
O nome é bem intrigante...
Bjos!
Obrigada Ceile! Sua opinião é muito importante e me deixa muito feliz! Bjos!
ResponderExcluirIlmara
Oi, Ilmaralina.
ResponderExcluirAdorei sua resenha. Você soube colocar muito bem os pontos relevantes sem porém revelar nada importante. E olha que tem muito o que revelar! rsrs Você também foi muito sensível, passando-nos a emoção que a leitura do livro proporciona.
Parabéns pelo texto! Adorei!
Bjinhos.
Luzia
Boa noite!
ResponderExcluirNão conhecia este livro e pela a sua resenha me parece bem interessante.
Parabéns pelo blog, não estou conseguindo seguir porque esta dando erro.
Abçs!!
http://devoradordeletras.blogspot.com/
Opa já estou seguindo...abçs!!
ResponderExcluirhttp://devoradordeletras.blogspot.com/
Não conhecia esse livro. É lançamento?
ResponderExcluirAdoro histórias mistériosas, já quero saber qual é o segredo que ela trouxe da família.. Me contaaaa.. rsrsr
Só não gostei muito da capa, mas como aconteceu em outros livros, só lendo para entendê-la.
Paulo Cezar
http://funshunter.blogspot.com
Olha... Se os ETs aparecessem eu corria de medo e não ficaria. sou medrosa. Brincadeiras a parte o livro deve ser interessante só não gostei da atenção que tenho que dá a passagem de tempo. Sou um pouco perdida com relação a isso. Mas tirando essa parte a sua resenha me fez pensar em uma coisa... O livro deve ser bom...
ResponderExcluirAdorei a resenha e sorte!
=D
fiquei empolgada com a resenha!
ResponderExcluiradoro histórias que abordam passado e presente, interligando-os, acho que fica tudo mais emocionante.
O livro é surpreendente? adoooro *-*
Não conhecia esse autor, ótimo já ter, assim de cara, uma boa referência sobre ele.
ótima resenha Ilmara!
parabéns ^^
own adorei a resenha :3 , já li várias resenhas sobre esse livro e ele parece ser ótimo *-* , rô super curiosa para ler :3 rsrs'.
ResponderExcluirBjim,
Cantinho de uma garota
Que linda a resenha, ameei!! Adorei a capa do livro, me chamou bastante atenção. E a história parece ser bem interessante, você transmitiu bem os melhores pontos do livro. Amei!
ResponderExcluirBeijos { http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }
Você disse as palavras mágicas:"Os seus personagens são muito bem caracterizados, e por vezes, nos enganam"....srsrsr....já vai pra lista de desejados no skoob....srsr
ResponderExcluirGosto quando um personagem é cativante e não uma songa que nem a Bella de Crepúsculo que tem o carisma de uma vaca.
Abraços,
http://www.vidadeleitor.com/
O livro tem uma capa realmente intrigante, e a resenha também implica isso. Por falar em resenha, ela está muito bem escrita e explicativa, eu gostei. O livro afinal, tem uma carga de mistério imensa que dá pra se notar logo no título e na capa. A resenha só vem para completar a idéia de um bom livro. (:
ResponderExcluir