• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Contato
  • Conversa Kids # 8, A Banda na Garagem, Moacyr Scliar

    Por Neyla Suzart


    A Banda na Garagem é uma coletânea de crônicas escritas pelo Moacyr Scliar e que abrange temas diversos em suas páginas. Tendo por base pequenas notícias extraídas de cadernos de jornais ou sites, Moacyr nos envolve com histórias cotidianas, que emocionam e divertem. As 25 crônicas que o compõem foram publicadas no Jornal Folha de São Paulo e escolhidas para fazer parte desse livro.

    As histórias são leves, os temas são atuais e a leitura é uma delícia. O dinamismo que o autor impõe a cada crônica faz com que a leitura se torne bem ágil. Não há ligações entre as histórias, cada uma narra algo diferente, em geral fatos cotidianos, com muita leveza e bom humor.

    Não tive uma crônica preferida, afinal cada uma me cativou por diversos motivos. Mas destaco A Cura Pelo Beijo, que é uma história bem divertida sobre um jovem que odiava todo o tipo de beijo (como pode, gente?), Aprendendo com a Professora que é um pedido de uma mãe ao filho para que nunca se esqueça das lições que aprendera quando ela foi sua professora (que lição de vida), e A Jaqueta Mágica que é uma história sensível sobre o amor, perda e esperança.

    Além da inegável qualidade dos escritos, não posso deixar de frisar o belíssimo trabalho gráfico da editora. A capa dura, os detalhes em amarelo e preto e as ilustrações (poucas, mas bem bacanas) tornaram o conjunto muito agradável. É, com toda certeza, um livro recomendado.

    créditos da imagem: Blog Balaio de Livros

     Um pouco mais sobre o autor:

    Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre (RS), no Bom Fim, bairro que até hoje reúne a comunidade judaica, a 23 de março de 1937, filho de José e Sara Scliar. Sua mãe, professora primária, foi quem o alfabetizou. Cursou, a partir de 1943, a Escola de Educação e Cultura, daquela cidade, conhecida como Colégio Iídiche. Transferiu-se, em 1948, para o Colégio Rosário, uma escola católica.

    Em 1955, passou a cursar a faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), onde se formou em 1962. Em 1963, inicia sua vida como médico, fazendo residência em clínica médica. Trabalhou junto ao Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU), daquela capital. 

    Publica seu primeiro livro, “Histórias de um Médico em Formação”, em 1962. A partir daí, não parou mais. São mais de 67 livros abrangendo o romance, a crônica, o conto, a literatura infantil, o ensaio, pelos quais recebeu inúmeros prêmios literários. Sua obra é marcada pelo flerte com o imaginário fantástico e pela investigação da tradição judaico-cristã. Algumas delas foram  publicadas na Inglaterra, Rússia, República Tcheca, Eslováquia, Suécia, Noruega, França, Alemanha, Israel, Estados Unidos, Holanda e Espanha e em Portugal, entre outros países.

    O escritor faleceu no dia 27/02/2011, em Porto Alegre (RS), vítima de falência múltipla de órgãos. 

    P.S: Este livro foi gentilmente cedido para resenha pela Editora Edelbra, parceira do blog

    0 comentários :

    Postar um comentário

    Sua opinião para mim é muito importante! Deixe o seu comentário!