• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Contato
  • Conversa Kids # 6: Chuva de Madalena, Bia Machado e Beatriz Machado Henrique


    Sinopse: “Chuva de Madalena” é uma história escrita há mais de quatro anos pela autora. Já foi traduzida para o inglês e o espanhol pelos sites Contemporary Brazilian Short Stories e Cuentos Brasileños de la Actualidad. Iniciando a coleção de livros infantis e infanto-juvenis "Manteiga Voadora", a história nos mostra o amor de um menino por Madalena e um acontecimento surreal que mudará para sempre a vida de todos em uma pequena cidade já marcada pelo fantasma da seca.
    Olá amigos leitores! Tudo bem com vocês? Eu espero que sim! Muito tempo sem postar, mas cá estou eu para falar de um livro fofíssimo, que amei ler! Estou falando de Chuva de Madalena, uma maravilhosa história contada pela minha amiga Bia Machado e ilustrado pela fofa da Beatriz, sua filha. A história é apaixonante e contada com muita delicadeza e maestria. Os desenhos e a diagramação trazem ao livro a simplicidade e a beleza que só as coisas boas possuem. Mas, vamos à história!


    Estamos no sertão, um local castigado pelo fantasma da seca e que não vê a cara da chuva há tempos. Ninguém nem se lembrava mais como era a cara da chuva. O narrador, um garoto que era apaixonado por Madalena, conta-nos as memórias deste acontecimento e ao mesmo tempo desse amor de criança que ele nunca esqueceu. Tudo acontece quando, depois de tomar a coragem para declarar-se , ele vai até o encontro de Madalena. Ela está junto á mãe, saindo da igreja:
    "Madá, saindo da igreja, com aquele véu de santa  cobrindo os cabelos. Madá, do lado da mãe, parou no meio da praça, na frente da igrejinha, sorrindo um sorriso largo só para mim. Madá parecia só esperar pelas minhas palavras. Madá..." 
    É quando, de repente, começa a minar água do cabelo de Madalena. Ninguém sabia de onde vinha esta água. A mãe assustada , e todos mais ainda. Ninguém sabia o que fazer. A menina simplesmente vai se desfazendo, derretendo e transbordando. Foram três dias sem parar. A menina choveu e virou nuvem, e virou trovão e virou chuva. Chuva de Madalena! E para saber o finalzinho dessa história eu te convido a ler este lindo livro que a Bia nos traz, com tamanha qualidade de escrita, forma e conteúdo. 

    Além da história linda, o grande destaque para mim foram as ilustrações da Beatriz. São desenhos mesmo, de criança e por sinal, muito bem-feitos! Eu fiquei encantada com os desenhos e com a maneira com a qual eles casavam com a história. Uma excelente parceria, só podia mesmo ser de mãe e filha! 
    Gostei muito do livro e trouxe um exemplar para presentar os meus alunos. Li a história para eles e adoraram! Houve uma grande discussão sobre as questões da seca e sobre a metáfora que é alguém "chover". Depois da discussão coletiva eles recontaram a história e identificaram os desenhos que mais gostaram. Foi um trabalho muito positivo! 

    Parabéns para a Bia, para a Beatriz e para a Caligo Editora, que inaugura com o selo Manteiga Voadora, uma coleção de livros com qualidade na forma e no conteúdo. Super recomendo!

    Você pode adquirir o seu exemplar de Chuva de Madalena AQUI 

    Beijos a todos e Boas Leituras! 

    0 comentários :

    Postar um comentário

    Sua opinião para mim é muito importante! Deixe o seu comentário!