Conversa Kids #5: Frida, Jonah Winter e Ana Juan
Marcadores:
Conversa Kids,
Cosac Naify,
Resenha
Olá amigos leitores, tudo bem com vocês? Aqui tudo bem, depois de uma greve de ônibus que deixou todos em Salvador ilhados, cá estamos nós vivos, sãs e salvos. Hoje eu trago uma delícia de livro, mais uma vez da Cosac Naify, editora que dispensa comentários. A história desse livro e de como ele veio parar em minhas mãos tem a ver com a minha profissão de professora. Leciono para alunos das séries iniciais, 1º ano do Ensino Fundamental. As crianças tem em média de 6 a 8 anos e são muito espertas, observadoras e curiosas. Um belo dia algumas delas estavam ao meu redor na hora do intervalo e viram o papel de parede do meu celular. Era esta imagem:
Sou apaixonada pela Frida Kahlo, acho as suas
pinturas incríveis e as minhas preferidas são os seus autorretratos. Quando os
alunos viram a imagem, me encheram de perguntas:
- Pró, quem é essa moça? É sua filha?
- Poxa, ela é feia, viu?
- Ela tem bigode é? E por que a sobrancelha dela é
assim?
Ficaram
muito curiosos com a figura de Frida e eu tentando imaginar um modo de
apresentar uma figura tão complexa e emblemática para alunos de apenas 6 anos.
Foi então que comecei a buscar algum livro infantil que falasse um pouca de
Frida e encontrei este encanto que é o livro do Jonah Winter.
O livro conta de forma simples e direta, numa linguagem acessível para as crianças, a história da vida de Frida com seus acontecimentos mais importantes. Destaque para a sua infância, seu encontro com a pintura e como a mesma salvou a sua vida. A inspiradora história de superação de Frida é ricamente ilustrada por Ana Juan, que povoa o livros com imagens inspiradas não apenas na obra de Frida, mas também na cultura mexicana. Esta foi uma grande inspiração para a ilustradora. Ana Juan povoou o livro com figuras desse imaginário, dando à obra um traço onírico que lembra as telas de Frida.
O livro é uma riqueza, não só pelas ilustrações, mas pela história povoada de beleza e delicadeza. O colorido das páginas nos remete ao mundo de Frida e a história é um interessante primeiro passo para que as crianças possam conhecer e desfrutar um pouco de sua história e de sua obra. O livro ganhou o prêmio da FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - no ano de 2005 na categoria altamente recomendável - tradução ou adaptação para crianças.
Saiba um pouco mais sobre os autores:
Jonah Winter
Jonah Winter nasceu no ano de 1962, em Fort Worth, Texas. Em vez de ir para o rodeio ou jogar futebol, Jonas passou a maior parte de sua infância pintando quadros, tocando instrumentos musicais e escrevendo poemas. Agora, como um adulto, Jonas ganha a vida fazendo as mesmas coisas que fazia quando criança e escrevendo livros infantis. Os livros que escreveu são todos biografias sobre as suas pessoas favoritas: artistas, músicos e jogadores de beisebol.
Ana Juan
Bacharel em Belas Artes pela Universidade Politécnica de Valencia, em 1982, começou a trabalhar no ano seguinte com as revistas La Luna e Madriz , prevendo-lhes as suas únicas histórias até à data, tudo preto e branco e com tons expressionistas. Em 1988, realizou a sua primeira exposição individual na galeria Notuno , em Genebra. Em 1994, passou três meses no Japão, onde recebeu uma bolsa de estudos do Publisher Kodansha. Desde 2002, com a publicação de Frida, tem se concentrado em ilustrações de livros infantis, incluindo também alguns escritos por ela, como: Comenoches (2004) e A Revolução Pet Shop (2010). Em 2010 o Ministério da Cultura concedeu-lhe o Prêmio Nacional de Ilustração.
Confira também um vídeo que foi baseado em algumas das ilustrações de Ana Juan presentes no livro Frida.
Espero que tenham gostado. Um beijo a todos e Boas Leituras!
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)