• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Contato
  • À primeira vista, Nicholas Sparks

    Por Gabriele Figueiredo


    À primeira vista é mais um daqueles romances que tem a intenção de fazer as pessoas se apaixonarem pelos personagens e pela história deles e entrar na torcida para que eles tenham um final feliz. O livro narra a história de Jeremy e Lexie. Ele, um famoso escritor de artigos para revistas cientifica, um típico morador de Nova York, divorciado e que roda o mundo atrás de histórias sobrenaturais para desvendá-las. Ela, uma bibliotecária que mora numa pequena cidade chamada Boone Creek e que ama o lugar em que vive.

    Numa dessas viagens atrás de mais um mistério, Jeremy conhece Lexie e os dois se apaixonam.  A paixão dos dois vai gerar uma gravidez e Jeremy decide se mudar para Boone Creek e se casar com Lexie, já que a sua amada demonstra um grande apego pelo lugar. Em poucos meses, Jeremy vai abandonar toda a sua vida em Nova York, para construir uma nova vida em um lugar completamente diferente de tudo que ele já viveu. E única coisa que ele vai manter é o emprego na revista, já que ele pode escrever os artigos e enviá-los de qualquer lugar.

    “Ele se lembrou que, em sua primeira visita, tudo ali lhe pareceu sendo lentamente consumido pela ferrugem. O centro da cidade se estendia para alguns pequenos quarteirões, apenas, e nele havia muitas lojas fechadas e lacradas com tábuas e outras cujas fachadas decadentes iam aos poucos perdendo a cor, sem dúvida por causa da poeira gerada pela grande quantidade  de vans que levavam pessoas para outros lugares. [...] Mas, se esse era o lugar em que Lexie queria estar, isso lhe bastava.” (p. 31)

    Tudo seria muito bom se fosse só isso. Jeremy vai ter o apoio da sua família, porém o seu melhor amigo acha que ele está ficando louco. Lexie terá que lidar com o ex- namorado da adolescência que para todos ainda é apaixonado por ela, mas agora namora a sua melhor amiga. Diante de todas essas pressões , Jeremy ainda não vai conseguir escrever.

    Para passar por tudo isso, eles irão contar com o apoio da avó de Lexie, Doris, que era conhecida por adivinhar o sexo dos bebês já nas primeiras semanas da gestação. Eles irão enfrentar muitas dificuldades com a gravidez, o casamento, a reforma da casa, a falta de inspiração de Jeremy por não se adaptar ao lugar... Mas irão enfrentar tudo juntos!

    Achei o livro bom, mas fiquei um pouco decepcionada com o desenrolar da história. Como já li outros livros do Nicholas Sparks, percebo que os livros estão ficando sempre com o mesmo padrão. As histórias estão ficando muito comerciais. Talvez se eu não conhecesse o autor essa impressão não existiria, mas mesmo assim achei que ele deu uma quebra muito brusca na história para terminar o livro. Mesmo com esses pequenos detalhes, não posso deixar de elogiar, mais uma vez, a escrita do Nicholas, que é leve e consegue prender o leitor até a última linha.


    16 comentários :

    1. Ilmaralina, no quote tem algo escrito errado. :] Esse livro parece ser legal, apesar de não ir muito com a cara do sparks, pois não gostei muito de Querido Jonh, porém vou dar uma chance, irei começar a ler Um porto Seguro e depois penso nesse livro haha

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada pelo aviso, querida. Vamos corrigir! ;)

        Excluir
    2. Acho o Sparks uma máquina de escrever livros que quase sempre viram filmes.
      Até hoje os poucos livros que li dele eu gostei muito.
      Esta história parece ser muito boa também.

      ResponderExcluir
    3. Olá !
      Eu tenho a impressão que o Nicholas Sparks pegou uma receitinha de bolo que dizia como preparar um livro popular e continua seguindo a regra a receita, acho os livros dele muito melados e recheado sempre dos mesmos clichês. Mas mesmo assim, para que gosta de histórias românticas é uma boa leitura.
      Abraços
      Melissa Padilha
      decoisasporai.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    4. A escrita do Nicolas é bem elogiada por vários leitores e da mesma forma criticada por outros.
      Que existe uma comercialização é fato, afinal as editoras querem vender não é mesmo?
      Quando tiver uma oportunidade o lerei, ;)

      ResponderExcluir
    5. Oie!!!
      Poxa eu não consigo me entender com esse Nicolas Sparks me sinto emburrecendo quando leio ele e vc está super certa ele é muito comercial. Trabalha só em cima de formulas que já eram batidas antes, depois dos 500 livros que ele já escreveu ficou pior ainda kkkkkkkkkk
      Percebeu minha implicância neh rsrsrsrsrs
      bjosss

      ResponderExcluir
    6. Eu ganhei Um porto seguro e tô esperando arrumar um tempo pra ler. Todas as resenhas e comentários me fazem acreditar que o Sparks é bastante comercial e gosta de um grande final dramático sem felizes para sempre, minha opinião e pode ser que não seja, cada um tem seu gosto e liberdade de expressar os sentimentos(mesmo que não tenha lido nenhum livro e só tenha assistido as adaptações de alguns).
      Beijos.

      ResponderExcluir
    7. Essa é a melhor história dele pra mim. O que começou com O milagre e acabou quase me matando de tanto chorar...as vezes que matar o Sparks sabia? Fazer isso comigo! É maldade! O livro é super lindo, mas o final? Ai, de dar dor no coração =/

      ResponderExcluir
    8. Ainda não li esse liro dele, mais foi porque não gostei muito da historia :(

      ResponderExcluir
    9. está na minha lista de leitura, espero chegar a ele em breve...

      ResponderExcluir
    10. Oi Ilmara,

      Adoro os livros do Nicholas Sparks e acredito que esse deve ser mara, tirando certos detalhes que vc mencionou né.

      Obrigada
      Bjks
      Cacau

      ResponderExcluir
    11. Bom, li um livro do Nicholas até agora, mas já o amo. Que pena que esse livro te decepcionou um pouco, eu o desejava a um tempo.

      ResponderExcluir
    12. Eu já li esse livro, ele é muito lindo. Antes de ler ele eu li O Milagre, já que esse é continuação né. E gostei mais do segundo do que do primeiro!
      Adoro os livros do Nicholas Sparks, tem gente que acha muito clichê, mas eu amo! Amo romances, amo clichês!
      Esse livro não é o meu favorito do autor, mas não deixa de ter sua beleza!

      Beijos, Flá. { http://pequenascoisaas.blogspot.com.br/ }

      ResponderExcluir
    13. Nunca li nenhum livro do Sparks e tenho muita vontade de fazer isso. Acredito que o jeito de escrever e praticamente o mesmo rumo que as histórias tomam, seja seu segredo, já aque afinal o pessoal "reclama" de sempre ser igual mas sempre caba comprando e lendo. haha

      ResponderExcluir
    14. Fico impressionado com o poder que o Nicholas Sparks tem de pegar histórias tão simples, e que com seu talento, consegue transforma-las em verdadeiros Best-sellers. Sua narrativa é realmente incrível. Até agora só li dois livros dele, mas pretendo ler todos.

      @_Dom_Dom

      ResponderExcluir

    Sua opinião para mim é muito importante! Deixe o seu comentário!