• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Contato
  • A Culpa é das Estrelas, John Green.



    Sinopse: Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.



    Já li este livro há algum tempo, mas protelei tanto para escrever esta resenha porque acho muito difícil falar dele. O livro me encantou como poucos e a delicadeza expressa em suas páginas trouxe-me alegria, tristeza, paz e reflexões. Não é a toa que John Green foi escolhido o autor do ano pelo prêmio Entertainers of the Year 2012, do site Entertainment Weekly, com 40% dos votos do público. Sua escrita é leve e ao mesmo tempo profunda e evoca temas filosóficos e existenciais. Mas vamos à história....

    Hazel é uma jovem garota de 16 anos e paciente terminal de câncer, que ela tem desde os 13 anos. Com o tratamento experimental a que se tem submetido, Hazel consegue uma melhora gradual do seu quadro, o que lhe dá uma maior expectativa de vida. Em um grupo de apoio que frequenta ela conhece Augustus, um garoto adorável, que tem um sorriso meio torto e também teve câncer nos ossos, motivo pelo qual perdeu uma de suas pernas.

    O encontro desses dois não podia ser mais encantador, profundo, envolvente, delicado! Hazel e Augustus são dois jovens muito maduros, apesar da pouca idade e que talvez devido à aproximação cotidiana com a morte encarem as agruras da vida com maestria e com uma força que faz inveja a muito adulto por aí.

    Um destaque da história é o livro preferido de Hazel: Uma aflição Imperial. Ela cita este livro todo o tempo e o mesmo tem um destaque importante na trama, coisa que eu vou deixar vocês descobrirem sozinhos. Em A Culpa  é das Estrelas, morte e vida bailam juntas, assim como amor, relações, limites e desencontros. O câncer é mostrado sobre outra perspectiva, com um olhar de resiliência, força e coragem. Mas ainda assim há dores, lágrimas e desencantos. Como a vida é, um carrossel de sentimentos conflitantes e intensos.

    É uma leitura instigante, filosófica e engraçada também. Hazel é o tipo de personagem pelo qual você se apaixona de cara. Extremamente inteligente e de uma acirrada ironia, ela conduz a história de uma forma magistral. Ler “A Culpa não é das Estrelas” é uma experiência única e prazerosa que nos faz pensar sobre a vida e nos rouba inocentemente risos e lágrimas ao mesmo tempo. 




    10 comentários :

    1. Com certeza A Culpa é das Estrelas é o livro mais emocionante lançado este ano.

      ResponderExcluir
    2. Eu quero ler A Culpa é das estrelas. Milhares de resenhas exaltam o quanto o livro é bom e acho que vou gostar dele sim, mas quero pegar quando estiver bem frio nas prateleiras, deixar de ser tão falado quanto ainda é. Ótima resenha!

      Gislaine,
      atualizado, comenta?
      Jeito Inédito

      ResponderExcluir
    3. Nossa fiquei super interessada! Adoro leituras engraçadas que ao mesmo tempo são emocionantes!

      ResponderExcluir
    4. Não sabia que John Green foi escolhido como autor do ano, esse trabalho deve ser o livro da vida dele. Gostei muito da sua resenha, recebi essa obra a pouco tempo, estou doido para ler, mas tenho que terminar a série Percy Jackson e os olimpianos. O mais legal desse livro é que ele fala sobre uma doença muito triste por outras perspectivas, ainda mais que é contada por uma jovem menina. Gostei muito da sua resenha, se pudesse leria agora.

      Abraços
      www.entrepaginasdelivros.com/

      ResponderExcluir
    5. Olá! Já li o livro e amei, o John Green escreve muitissimo bem! Parabéns pela resenha.
      Um beijo :*
      http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    6. Também acho muito dificil falar desse livro, ele é ótimo, desses livros que deixam a gente sem palavras mesmo ^^

      ResponderExcluir
    7. Meninas,
      Amei a resenha, esse livro parece ser muito emocionante, fiquei mega tentada em ler.

      Obrigada
      Bjkas
      Cacau

      ResponderExcluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    9. ótima resenha, vão visitar o blog Irmãos da leitura
      link: http//:irmaosdaleitura.blogspot.com

      ResponderExcluir

    Sua opinião para mim é muito importante! Deixe o seu comentário!