• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Contato
  • Assassin's Creed - Renascença, Oliver Bowden


     Por Lucas Figueiredo e Ilmara Fonseca

    Baseado no jogo de sucesso da Ubisoft, Assassin’s Creed- Renascença é escrito por Oliver Bowden, (que na verdade é um pseudônimo) e nos contempla com uma narrativa que retrata fielmente a história do jogo. Para quem conhece ou já jogou o game, ler Assassin’s Creed é, de certa forma, mergulhar nos detalhes e no misterioso e aventureiro mundo da Era Renascentista.

    Tudo começa quando  Ezio Auditore, um jovem de 17 anos, assiste à  execução do pai e dos irmãos, devido a um complô de um dos amigos mais próximos da família. A família é então acusada de traição, e os únicos que conseguem sobreviver são Ezio, sua irmã e sua mãe. Como único homem e protetor da família, ele decide investigar os motivos que levaram à morte do pai e descobrir quem o traiu, vingando-se assim  das pessoas que fizeram isso a sua família. Após  a morte de seu  pai e irmãos, que foram enforcados em praça pública, ele  faz um juramento que irá mudar a sua vida:

    “Vou buscar vingança sobre todos aqueles que traíram minha família. Eu sou Ezio Auditore de Florença. Sou um Assassino...”.

    Rapidamente, Ezio se transforma um habilidoso assassino, sendo temido por todos os inimigos, e se torna uma lenda que traz esperança para os mais fracos. Durante a sua jornada, Ezio irá aprender muita coisa sobre assassinar, irá descobrir segredos do passado de sua família, vai enfrentar muitos homens poderosos que dominavam Florença em 1476. E o mais importante, buscar as páginas do Códex, que na verdade são páginas de um livro que revela os segredos sobre o clã dos assassinos, sobre a origem dos templários e traz  invenções que irão ajuda-lo em sua empreitada.

    O livro também conta com uma presença ilustre, Leonardo da Vinci, com suas citações e explicações.

    “Embora eu acreditasse estar aprendendo a viver, estava aprendendo a morrer”. 

    O cenário de Assassin’s Creed Renascença nos remetea  locais belos e históricos da Itália como  conhecidos Roma, Veneza, Florença e  construções como a Capela Sistina, e vai ser comum se deparar com termos em latim como, Ben fatto e Abominato. O autor traz em sua narrativa uma ênfase nas descrições das batalhas e dos lugares, o que nos permite viajar na leitura e estar bem perto da história.

    Bem, resumindo,  Assassin’s Creed – Renascença é um livro obrigatório para quem já jogou o Assassin’s Creed 2, mas desde já acrescento, eu já zerei todos os jogos da série e o livro pode trazer muitos spoilers sobre a história do segundo jogo, pois segue fielmente a história do jogo.

    O  que eu achei mais interessante, é que apesar de recentemente terem  se lançado muitos livros baseados em jogos, Assassin’s Creed- Renascença é um dos poucos  que faz jus à história do jogo,  transmitindo  as mesmas emoções retratadas no mesmo, como a personalidade de Ezio em busca da sua vingança, as dores de sua mãe e irmã pela  morte de seu marido e filhos e principalmente o empolgante e misterioso embate entre Ezio e a ordem dos Templários. É um livro com emoção, romance e ação. Um livro de primeira ordem! 


    21 comentários :

    1. Adorei a resenha e o livro parece muito interessante, acredito que o jogo deve ser também realmente bom. Contudo não tenho intenção de ler, mas de fato, vez em quando me surpreendo lendo livros que não tinha intenção de ler...

      enfim....

      Bjs.
      @camila_marcia

      ResponderExcluir
    2. Eu era uma jogadora viciada, antes de casar, heheh. Agora faz seculos q não jogo nem paciencia. Amei a historia do livro. AMei a capa. Gostaria mesmo de ler. E agora o que é pior, deu vontade de jogar tb. Bjkss

      ResponderExcluir
    3. Gosto muito do jogo, e decidi comprar o livro, embora seja bastante diferente, eu estou lendo e amando!! Não esperava que tivesse romance, mas eu gostei muito!!!!
      BJos


      Jack do @Mybooklit

      ResponderExcluir
    4. Não conhecia o jogo, nem o livro, nem o autor, nada, rsrs. Na verdade lembro da capa, porque ganhei uma promoção de 50 marcadores e 20 livretos, e entre eles estavam marcadores e livretos desse livro aí! Mas sinceramente? Não me interessei. Isso porque não gosto de assassinatos, nem nada do tipo, sei lá, esse gênero não me agrada sabe?!
      Mas a resenha ficou maravilhosa, impecável. Para quem gosta do jogo, e do gênero, parece que esse livro é pra lá de interessante né?! rsrs.

      Beijão.
      @flafsbp

      ResponderExcluir
    5. Que resenha instigante! Parabéns. Adorei! Não gosto muito de jogar, prefiro os livros. Mas a sua resenha sobre o jogo é fantástica. Deve ser um livro muito interessante. Relatar a "Ordem dos Templários" é algo profundo. Parabéns!
      Já estou participando do blog. Gostaria de saber se podemos ser parceiros de blogs? Participa: http://diogo-pimenta.blogspot.com/ e deixa seu comentário também. Meu sonho é publicar um livro. Mas pretendo primeiramente ver a reação do público em geral, através das críticas. Aguardo sua resposta.

      Um forte abraço,

      @didipimenta

      ResponderExcluir
    6. Interessante esta resenha,não estou muito numa fase que favoreça esse tipo de leitura, mas ja viajei muito em histórias assim, principalmente quando sempre tinha algo atrelado aos jogos.
      Bela resenha.

      ResponderExcluir
    7. Virginia de Oliveira20 de janeiro de 2012 08:48

      Nunca joguei este jogo mais a história do livro parece ser muito boa, fiquei bastante interessada nele.

      ResponderExcluir
    8. Já viu a promoção que ta rolando solta no blog O Leitor?
      Ainda não?
      Então corre, que até o dia 05 de Fevereiro você ainda pode concorrer a um dos 6 livros que estão sendo sorteados.
      Beijos e espero você lá,

      Pamela.

      ResponderExcluir
    9. Eu tenho esse livro aqui na estante mas ele é em português de Portugal (quando comprei não tinha no Brasil ainda) mas acabou que não li pois foram surgindo novos lançamentos e etc.
      Já tive a oportunidade de jogar Assassins mas nunca me interesse por comprar a série de jogos. Adorei sua resenha XD

      Abraços,
      http://www.vidadeleitor.com/

      ResponderExcluir
    10. Sou fã de jogos de PS2, mas este nunca joguei. Se bem que adorei esta ideia das editoras de publicarem livros baseados em jogos!
      O livro até que parece ser interessante...

      http://muchdreamer.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    11. Agora, se posso expor minha opinião... Os livro que realmente deveriam publicar era de Resident Evil... É simplesmente demais!

      Beijos! *-*

      ResponderExcluir
    12. Quero muito esse livro, o jogo eu amo!
      Amei tua resenha.
      Beijo,
      Lara
      www.charmsbooks.com

      ResponderExcluir
    13. GENTE, EU QUERO ESSE LIVRO! TO SUUUUPER CURIOSA

      ResponderExcluir
    14. Mikaeli Vasconcelos29 de janeiro de 2012 08:52

      Infelizmente aind anão joguei esse jogo mas me parece um livro excelente para quem gosta não só de jogar mas de aventura e até mesmo filmes do gênero, a resenha ficou ótima e me chamou muito atenção para o decorrer da história, adoraria ler e vou pôr como meta de leitura, quem sabe ainda nesse ano eu consiga comprar ou mesmo ganhar em alguma promoção!! *-*

      Muito boa resenha mesmo.
      Um ótimo domingo!!
      @kelynha_13

      ResponderExcluir
    15. Nunca joguei esse jogo, mas agora lendo a resenha do livro, fiquei com uma vontade...A história é ótima e me conquistou já, agora preciso do livro e do jogo!!!

      ResponderExcluir
    16. Eu tenho o livro mas ainda não li. O livro 2 já vai ser lançado e acho que vou esperar pra ter ele nas mãos.
      E nem joguei o jogo. Mas gostei da trama se passar na Itália e em outra época.

      ----Leituras & Fofuras----
      www.leiturasefofuras.com.br

      ResponderExcluir
    17. Pra quem gosta do Game o livro deve ser ótimo

      ResponderExcluir
    18. Nunca joguei Assassin's Creed, mas acho o tema do jogo muito interessante, em livro então... adoro!
      Tô muito a fim de ler esse livro, e como nunca joguei, não vou me importar com os spoilers xD
      ótima resenha!!
      parabéns!

      ResponderExcluir
    19. Meus amigos amaram esse livro, vou começar a ler logo *-*

      ResponderExcluir
    20. Eu ainda nao li o livro mas sei que o jogo é muito bom, tenho muita curiosidade por esse livro, pois nunca li nenhum livro baseado em um jogo, quero saber como é a estrutura!
      Bjs

      ResponderExcluir
    21. Olá,

      Esse é um dos livros que esta na minha lista de desejados e o por que disso, simplesmente porque desde o dia que eu vi o meu irmão jogando fiquei super interessada na história, afinal ja que eu não podia jogar porque eu sou uma catástrofe jogando, tudo o que eu podia fazer era me interessar na história que envolvia o jogo ^^
      Quando eu soube que iam lançar esse livro fiquei bastante feliz! A história parece ser ainda mais interessante do que eu pensava, não vejo a hora de poder ler!
      Ótima resenha, gostei bastante!

      Beeijos ;*

      ResponderExcluir

    Sua opinião para mim é muito importante! Deixe o seu comentário!